terça-feira, 3 de junho de 2008

Taça Coca-Cola


Madeira e Loures venceram no Dragão perante 5 mil pessoas
A sexta edição da Taça Coca-Cola sagrou a equipa feminina "Louros" da Madeira e a equipa masculina "Loures" da cidade homónima, vencedores da Taça Coca-Cola 2008. A final do maior torneio de futebol juvenil, não federado, a nível nacional teve lugar no dia 1 de Junho, no Estádio do Dragão, com transmissão em directo pelo canal SportTV3.
O Dragão registou uma afluência de público muito significativa para um torneio não profissional, com cerca de 5 mil espectadores nas bancadas.
A equipa feminina madeirense "Louros" bateu na final a "Lombitos" de Carcavelos por expressivos 3-0. No escalão masculino, a final foi mais emotiva, com a equipa "Loures" a vencer nos penáltis a LG Team da Madeira por 3-2.
A transmissão pela SportTv3 contou com um carro de exteriores de 6 câmaras, 2 comentadores e 1 repórter e um staff técnico composto por cerca de 30 elementos.
Recorde de participações: 12 mil jovens em 2008
A edição deste ano duplicou em dois anos o número de participantes, com quase 12 mil jovens de todo o país e de ambos os sexos, unidos em prol do futebol juvenil.
A Taça Coca-Cola deste ano chegou este ano a três novos destinos (Vila Real, Santarém e Castelo Branco) e trouxe uma novidade: o Parque Vida Activa. Um espaço de lazer dividido em 5 zonas de actividades e com foco na actividade física. O Parque Vida Activa é exclusivamente dedicado à vida activa dos mais jovens, complementando a Taça Coca-Cola na aposta na promoção de estilos de vida activa, da prática desportiva regular e da adopção de uma alimentação equilibrada. Apresenta um conjunto de desafios que visam transmitir aos jovens alguns conceitos sobre nutrição, actividade física e saúde, através de provas físicas, ateliers e de actividades relacionadas com outros desportos.
Depois de 6 mil participantes em 2006 e 10 mil em 2007, a organização chega aos 12 mil jovens inscritos no torneio de 2008. Um recorde absoluto quando comparado com todas as edições anteriores da prova.
A prova deste ano foi marcada pela forte adesão dos jovens talentos portugueses. Em todas as etapas tem-se verificado uma crescente predisposição e aceitação dos mais jovens para com as práticas desportivas. Prova disso, são os números recordes de participação registados em quase todos os distritos.
Os distritos do Porto, Lisboa e Braga foram os mais concorridos da prova. Em cada um deles, mais de mil jovens disputaram o troféu regional e acalentaram o sonho de vir a jogar no Estádio do Dragão.
A Taça Coca-Cola deste ano iniciou-se a 16 de Fevereiro, nos Açores. Seguiram-se as etapas de Aveiro, Viseu, Coimbra, Funchal, Vila Real, Lisboa, Setúbal, Faro, Évora, Braga, Porto, Santarém e Castelo Branco. No dia 31 de Maio realiza-se no Porto os play-offs de apuramento para a final do dia seguinte, a final em pleno Estádio do Dragão.
O sucesso da Taça Coca-Cola 2008 confirma o empenho da Coca-Cola na promoção do desporto, solidariedade e companheirismo entre os jovens. A Coca-Cola tem conseguido incutir nos jovens o gosto pela actividade física, por sair à rua e jogar futebol, estar com os amigos e desfrutar dos tempos livres com alegria.
Ricardo Quaresma sucedeu a Luís Figo como patrono da prova deste ano, pela primeira vez, aliando-se aos objectivos do torneio. O talento do extremo português personifica o mote do torneio para este ano: "Mostra que és um mágico do futebol".
A iniciativa conta com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, Instituto Português da Juventude e Instituto da Droga e da Toxicodependência.
O sucesso de uma iniciativa
A Taça teve início em 1998, no México, num torneio de futebol de 11 pensado para toda a América Latina. Por ser um evento dedicado a crianças, ao futebol e à prática desportiva, foi rapidamente alargado a outros países e chegou a Portugal em 2001 com sucesso junto das escolas.
Nesta edição, aliaram-se à Coca-Cola, o Instituto do Desporto de Portugal, o Instituto Português da Juventude, a Confederação do Desporto de Portugal, o Instituto da Droga e da Toxicodependência.
Link's:

Sem comentários: