
Mantenho as restantes funções no clube (Treinador Traquinas, Treinador/Coordenador Treino Específico GR/Instrutor Treino Muscular Juvenis e Juniores), pelo menos até ao final da época.
Títulos:
Futsal
Séniores (Campeões Nacionais da 1ª Divisão)
Juniores (Campeões Distritais da 1ª Divisão / A Final da Taça Nacional não se realizou)
Juvenis (Campeões Distritais da 1ª Divisão / Meia-Final da Taça Nacional)
Iniciados (Campeões Distritais da 2ª Divisão - Subiram à 1ª Divisão após criação do escalão há 2 anos)
Futebol
Juniores (Campeões Nacionais)
Juvenis B (Campeões Distritais da Divisão de Honra) (Os A perderam o título na última jornada...)
Iniciados B (Campeões Distritais da Divisão de Honra)
Escolas A (Campeões Distritais)
No próximo Domingo de manhã, dia 20 de Junho, na sequência das Jornadas Técnicas realizadas durante o mês de Maio, o Sporting Clube de Portugal e a Câmara Municipal de Loures irão realizar um Colóquio Práctico, no Pavilhão Paz e Amizade, tendo como intervenientes o Seleccionador Nacional Orlando Duarte, bem como o Treinador Nacional Jorge Braz.
Tal como as Jornadas Técnicas, o Colóquio Práctico será gratuito e aberto a todos os interessados, bastando para a inscrição mencionar o nome, o clube e cargo (caso desempenhe funções no Futsal), para o e-mail coloquio.futsal@sapo.pt .
Horário:
09h00 - Abertura do secretariado;
09h30 - Intervenção de Orlando Duarte;
11h15 - Intervalo: Coffee Break;
11h30 - Intervenção de Jorge Bráz;
13h00 - Encerramento.
1º O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.
2º O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.
3º O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.
4º O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.
5º O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.
6º O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.
7º O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.
8º Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS. O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.
9º O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.
10º A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.
Desafio lançado... Desafio aceite!
Na próxima época serei o Coordenador do Futsal de Formação (Infantis, Escolas, Pré-Escolas e Minis) do Infantado Futebol Clube. Onde já colaborava nos últimos meses, como Treinador de Guarda-Redes em alguns escalões.
Os restantes escalões do clube outro Coordenador terão.
De realçar que o clube terá em competição em 2010/2011 dez equipas, de 8 escalões diferentes. Mais duas sem competição...
Na próxima época se verá se existirão novos desafios? Há algo mais no horizonte...
PS: Entretanto as Jornadas Técnicas e o Colóquio de Futsal estão aí a "rebentar"... Fiquem atentos...!
Com o intuito de ajudar a evoluír o Futsal e os seus intervenientes, o departamento de Futsal do Sporting Clube de Portugal e a Câmara Municipal de Loures, organizam em Loures, durante o mês de Maio do corrente ano (2010), cinco Jornadas Técnicas de Futsal, aos Sábados às 21h, e um Colóquio Prático, em Junho (data a definir).
Marcarão presença várias personalidades da modalidade, a nível local e nacional.
A participação é gratuita.
Divulgação em breve nos sites da modalidade. Estejam atentos!
Divulguem por favor... E não faltem!
Foram muitas as vezes em que até à data se dirigiram a mim com o termo "Lagarto", ou tantas outras em que ouvi a expressão ser "aplicada" a outra pessoa.
Pois bem, aqui fica uma breve estória (não história!):
À muito muito tempo, um caríssimo adepto do Sport Lisboa e Benfica, farto da diferença abismal entre o pequeno animal que é a Águia, face ao Rei da Selva, o Leão, decidiu lançar a ideia (que pelos vistos pegou no mundo dos vermelhos) de que a designação pela qual se deveriam chamar os adeptos do Sporting Clube de Portugal, seria Lagarto.
Resumidamente, é portanto um sinal de inferioridade sentida...
Eu pessoalmente sinto-me Rei da Selva! E voçês, Pardais ou Piriquitos?
O Futsal na sua designação de Futebol de Salão, começou a ser praticado no Sporting Clube de Portugal na década de oitenta, há cerca de 25 anos.
Foi precisamente no dia 13 de Março de 1985, que um grupo de amigos, onde se destacavam nomes como Melo Bandeira, Carlos Vaz, João Pardal, Cícero Campos e Alfredo Ratão, celebrou um protocolo com a direcção do Sporting C.P., na época presidida por João Rocha, para dar inicio à modalidade, na altura com a designação de Futebol de Salão, no Sporting Clube de Portugal.
Foi o arranque de mais uma modalidade que durante os últimos vinte e cinco anos, tem contribuído para engrandecer o palmares do Sporting C.P. reforçando o ecletismo que continua a ser essencial na cultura e actividade do Clube.
Hoje o Sporting é a maior potência Portuguesa de Futsal, em consonância com o facto de o Sporting ser a maior potência desportiva Portuguesa e uma das maiores da Europa, se não mesmo do Mundo.
Para quando O Melhoramento do Futsal e do Futebol Português na sua base?
Nomeadamente através da criação das seguintes competições:
Futsal
-Competição Internacional de Juniores A (Juniores)
-Campeonato Nacional Juniores A (Juniores) / Campeonato Distrital Juniores A (Juniores), com 2º Árbitro e Cronometrista
-Taça Nacional Juniores C (Iniciados)
-3ª Divisão Distrital Juniores D (Infantis) ou Campeonato Sub13 e de Sub12
-1ª e 2ª Divisão Distrital Juniores E (Escolas) ou Campeonato Sub11, Sub10 e Sub9 (tal como no Futebol)
-Encontros Mensais Pré-Escolas (tal como no distrito de Setúbal)
-Campeonato Escolar (por distrito)
Futebol
-Campeonato Nacional Juniores D - Futebol 11 (Infantis)
-Encontros Mensais Pré-Escolas (tal como no distrito de Setúbal)
Domingo (ou Sábado), o dia começa bem cedo, por vezes sete da manhã (hoje por exemplo nem para ir à cama deu e ao contrário do que se pense, foi no computador a trabalhar) e o telemóvel já vibra e emite aquele som por vezes enervante do despertador, que parece que entra pela “cabeça dentro” e abana tudo o que lá está dentro. Logo um mau acordar! Esta vontade de permanecer na cama que tantos de nós padecem...
Depois de muito esforço lá me levanto e tomo um duche refrescante que me “abre os olhos”, visto, peça a peça, o traje escolhido para o dia, pego na pasta, já preparada no dia anterior, e lá vou eu a caminho de mais um jogo, de mais uma observação, pois todo este esforço feito às Sextas e Sábados à noite e aos Sábados e Domingos de manhã é devido a duas paixões que tenho, o Sporting e o Futebol/Futsal.
Não há muito tempo para uma paragem para o pequeno-almoço, até porque é em casa que este deve ser bem tomado. Antes do início do jogo (e ao intervalo) lá estou eu, a tirar apontamentos de algum pormenor relevante durante o aquecimento dos atletas, a falar com alguém conhecido ou à procura de alguma informação que seja importante.
Termina o jogo, caso não seja necessário falar com algum pai, treinador, dirigente, atleta, dou por concluída a observação e sigo prontamente para outro lugar, outro recinto, mais um jogo. Pelo caminho, vou almoçando, isto é, como qualquer coisa para “aconchegar o estômago”, pois não há tempo para almoçar num restaurante. Chego ao recinto...
Final do jogo, e o ritual repete-se. O caminho de regresso a casa serve para apontar ou mentalmente idealizar o que tenho de fazer em seguida, relatórios a inserir, jogadores a referenciar. Em certas ocasiões aproveito logo para efectuar contactos telefónicos necessários.
Chego a casa e muito gostaria eu de cair na cama, depois de um longo dia e rapidamente adormeçer! Mas não pode ser, ainda há muito por fazer.
Domingo, dia de descanso, mas só para alguns…